Trabalhar com crianças é diferente de trabalhar com adultos. Crianças estão em pleno processo de desenvolvimento da linguagem, do intelecto, das características motoras, da personalidade e de novas experiências de vida. Criança de 3 anos de idade é trazida para consulta odontológica na companhia de seus pais. Considerando-se as características do comportamento infantil em relação ao seu desenvolvimento, pode-se esperar que as crianças nesta de idade:
- A. Ouçam com interesse e respondam bem aos comandos verbais. Possuam imaginação fértil. Sejam boas de conversa e tendam ao exagero.
- B. Interajam cooperativamente com os colegas e geralmente não tenham medo de deixar os pais para a consulta odontológica.
- C. Apresentem pouca habilidade de entender os procedimentos odontológicos. É praticamente impossível estabelecer comunicação efetiva.
- D. Sejam menos egocêntricas e gostem de agradar os adultos. Tenham a imaginação muito ativa, e o uso de histórias geralmente pode ser útil para estabelecimento da comunicação.
- E. Apresentem habilidade de comunicação que varia de acordo com o desenvolvimento do vocabulário, que se espera ser limitado. Preiram ser mais solitários a compartilhar com os outros.