De acordo com Ranly, (1994) modificado por Primo e colaboradores in Maia e Primo (2012), dentre as ações esperadas e limitações dos medicamentos e técnicas utilizados nas pulpotomias de dentes decíduos, podemos destacar que:
- A. o MTA é um material de custo elevado que, embora não possua propriedades antimicrobianas, atua na preservação do remanescente pulpar.
- B. embora o sulfato férrico seja um agente usado na preservação pulpar, produzindo hemostasia, seu mecanismo de ação ainda não é totalmente esclarecido.
- C. o hidróxido de cálcio é altamente alcalino e por esse motivo forma uma barreira desmineralizada que escurece a coroa do dente e reduz o período de reabsorção radicular.
- D. o formocresol é amplamente utilizado por ser um material atóxico, gerando regeneração tecidual na adjacência da área de aplicação.
- E. embora as proteínas morfogenéticas estejam relacionadas à indução da produção biológica de osteodentina e dentina, suas propriedades mutagênicas inviabilizam seu uso clínico.