Um objetivo básico do cirurgião dentista, quando realiza qualquer procedimento cirúrgico, é prevenir a infecção, o edema e a dor pós-operatória como resultado da cirurgia. Em relação ao emprego de medicação sistêmica em cirurgias de terceiros molares em pacientes adultos sadios, é correto afirmar que
- A. o uso de 2 g de amoxicilina uma hora antes do ato cirúrgico reduz o risco de infecção pós-operatória.
- B. não é necessária a utilização de antibiótico profilático em cirurgias de terceiros molares para prevenir infecções pós-operatórias em pacientes sadios.
- C. a eficácia dos esteroides sistêmicos para minimizar o edema e o trismo em todo período pós-operatório é conseguido somente com uma dose endovenosa no momento da cirurgia.
- D. o emprego de analgésico deve ser condicionado ao aparecimento da dor, não justificando-se a utilização profilática, em razão dos efeitos colaterais, desta classe de medicamento.
- E. a administração de antibióticos profiláticos nas cirurgias de terceiros molares reduz a incidência de alveolites. Por esse motivo, o uso de antibióticos sistêmicos pré-operatórios parece ser válido somente em situações que se espera alveolite.