O portador de HIV pode ser atendido na Atenção Básica. As manifestações bucais pelo HIV são comuns e podem representar os primeiros sinais clínicos da doença. As lesões bucais, quando detectadas, podem ajudar tanto no diagnóstico precoce quanto na instituição de medidas profiláticas e terapêuticas que podem aumentar a sobrevida dos usuários. Acerca do atendimento ao portador de HIV, considere as seguintes afirmativas:
1. Devem-se observar a candidíase, a leucoplasia pilosa e o sarcoma de Kaposi, que são alterações consideradas marcadores bucais de comprometimento imunológico do usuário.
2. O tratamento do usuário deve ser baseado na situação clínica e ele deve receber informações sobre os problemas bucais e as indicações de tratamento.
3. Portadores do vírus HIV apresentam risco elevado para o aparecimento de doença periodontal de evolução rápida, e nem sempre há uma boa resposta ao tratamento de rotina (raspagens e polimentos).
4. A equipe responsável pelo tratamento do usuário deve discutir e deliberar antes dos procedimentos cirúrgicos odontológicos, para informar quanto às condições de saúde dele e a necessidade de profilaxia antibiótica.
5. O portador de HIV deve ser encaminhado para os centros especializados de referência apenas quando apresentar complicações sistêmicas avançadas.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...