Considerando as alterações bucais que podem ser observadas na cavidade bucal de uma criança, pode-se afirmar que:
- A. a glossite migratória benigna caracteriza-se pela presença de uma camada pseudomembranosa esbranquiçada sobre as papilas. Após o procedimento clínico de remoção da pseudomembrana, observam-se áreas de descamação.
- B. o cisto da lâmina dentária nódulo de Bohn, localiza-se ao longo do rebordo alveolar do recém-nascido, pode ser único ou múltiplo e deve ser removido cirurgicamente assim que diagnosticado.
- C. os cistos palatinos, conhecidos como Pérolas de Epstein, ocorrem ao longo da linha mediana do palato e, segundo a literatura científica, sua remoção cirúrgica está indicada.
- D. a gengivoestomatite herpética primária caracteriza-se pela presença de vesículas pequenas e múltiplas, na gengiva, na língua, nos lábios e na mucosa bucal, que se rompem formando erosões doloridas, as quais sempre são tratadas com a administração sistêmica de esteroides.
- E. as manifestações bucais patognomônicas do sarampo, conhecidas como manchas de Koplik, caracterizam-se por pequenas máculas irregulares, branco-azuladas, com centros necróticos circundados por um halo avermelhado, que se localizam na bochecha , ao redor do conduto de Stenon.