Atenção: Para responder às questões de números 32 a 34, considere as informações abaixo.
Paciente com 26 anos de idade, sexo masculino, apresenta uma restauração no dente 21, realizada há seis meses, e queixa-se que a cor da restauração é mais escura que o dente. O paciente relata o consumo diário de refrigerantes e café. O exame clínico mostra uma restauração Classe IV em resina composta, envolvendo as superfícies incisal e distal, com infiltração marginal. Ao exame radiográfico, observa-se uma pequena área radiolúcida na superfície distal, sugestiva de tecido cariado.
Durante uma auditoria odontológica, este caso clínico
- A. é considerado aceitável, levando em consideração os aspectos inerentes ao estado prévio da cavidade bucal do paciente e as limitações de resultado impostas por seus hábitos alimentares.
- B. mostra não conformidades, sendo dever do auditor relatar ao paciente o que foi observado, encaminhandoo para outro cirurgião-dentista para efetuar o correto procedimento restaurador.
- C. requer do auditor que a preocupação maior seja a melhoria das condições de saúde bucal do paciente e que o auditor, ao criticar o atendimento do prestador, não promove interferência na relação profissionalpaciente.
- D. requer do auditor que o foco principal seja o respeito aos princípios bioéticos de não malefício, autonomia e equidade, que não foram feridos durante o tratamento odontológico.
- E. mostra não conformidades, sendo função do auditor relatar o que foi observado, em relatório sigiloso e lacrado, e reencaminhar o paciente para o cirurgiãodentista que efetuou o tratamento.