De acordo com Estrela (2004), o conceito atual do preparo do canal radicular apresenta uma associação positiva com o processo de sanificação do sistema de túbulos dentinários, em que se identificam dois momentos primordiais: o esvaziamento e o alargamento. Em relação aos passos para realização de um tratamento endodôntico, é correto afirmar que
- A. em dentes com polpa necrosada, o preparo do canal radicular deve ser realizado antes da penetração desinfetante.
- B. a lima tipo Kerr 40 é o instrumental indicado para identificação clínica do orifício de entrada dos canais radiculares e sua exploração inicial.
- C. nos tratamentos de dentes com polpa vital e com canais radiculares amplos, a excisão da polpa radicular pode ser realizada por meio de limas de Hedströem.
- D. nos tratamentos de dentes com polpa vital e com canais radiculares atresiados, a excisão da polpa radicular pode ser realizada por meio de limas de Hedströem.
- E. nos casos de tratamento endodôntico em dentes com polpa vital, o acesso ao sistema de canais radiculares é mais fácil, não sendo necessária, portanto, a remoção completa do teto da câmara pulpar.