O correto manejo do complexo dentina-polpa é, sem dúvida, um dos pontos principais durante o preparo cavitário em dentes vitais, visando à manutenção da saúde nos tecidos biológicos relacionados com o elemento dentário. Marque a alternativa correta.
- A. Quando ultrapassada a metade da massa dentinária, os odontoblastos vão progressivamente aumentando a qualidade de formação da dentina reparadora.
- B. O complexo dentina-polpa é uma entidade embriológica, sem característica funcional, sendo o órgão pulpar constituído por tecido conjuntivo frouxo especializado.
- C. Preparos que se estendem além da união esmaltecemento preocupam pela qualidade inferior da dentina radicular, que contém hipocalcificações que predispõem à infiltração.
- D. A ação da cárie na agressão ao complexo dentina-polpa faz com que a polpa reaja de duas maneiras: reduzindo a formação de dentina reparadora e promovendo a esclerose dentinária.
- E. Considerando os fatores etiológicos das alterações pulpares, pode-se citar como exemplo de fatores químicos as alterações estruturais da polpa dentária: células, fibras, vascularização, inervação e calcificação.