A natureza evolutiva do processo periapical agudo faz com que o paciente apresente sensações dolorosas importantes associadas a alterações faciais e sistêmicas. A intervenção profissional não promove, necessariamente, o desaparecimento imediato dos sintomas, fazendo com que diferentes abordagens de tratamento, tanto local quanto sistêmicas, sejam instituídas pelos profissionais.
Considerando a conduta a ser adota em uma urgência para tratamento de um abcesso periapical agudo, assinale a alternativa correta.
- A. No atendimento de urgência de um abcesso periapical agudo, deve-se proceder à abertura coronária, neutralização imediata e transpasse foraminal, objetivando-se a drenagem via canal.
- B. Previamente à intervenção clínica, obrigatoriamente deve-se medicar o paciente com medicação sistêmica intra canal.
- C. Em casos em que a saída contínua de exudato purulento não permite secar a cavidade, deve-se apenas selar a cavidade com cimento de ionômero de vidro e aguardar a regressão do abcesso periapical.
- D. O uso exclusivo de antibiótico sem nenhuma intervenção clínica para drenagem do abcesso é considerado adequado para o tratamento do abcesso periapical agudo.
- E. O otosporim deve ser utilizado como medicação intracanal em casos em que já no atendimento de urgência para o tratamento do abcesso periapical agudo, realizou-se preparo químico-mecânico completo do conduto.