Em relação à biodisponibilidade de minerais, é correto afirmar:
Os minerais são elementos inorgânicos amplamente distribuídos na natureza e que, no organismo, desempenham uma variedade expressiva de funções metabólicas que incluem ativação, regulação, transmissão e controle.
O metabolismo dos minerais não pode ser considerado de maneira isolada. Fatores nutricionais, mas não os fisiológicos, podem interferir na absorção, no transporte e no armazenamento, com subsequente aumento da suscetibilidade à deficiência ou toxidade.
Um dos fatores que interferem na biodisponibilidade dos minerais diz respeito às interações que ocorrem entre os mesmos. Essas interações podem ocorrer de forma direta ou indireta. As interações diretas ocorrem quando um mineral está envolvido no metabolismo do outro, de modo que a deficiência de um acarreta num prejuízo de função do outro, enquanto que as indiretas são geralmente fenômenos competitivos que ocorrem durante a absorção intestinal ou utilização tecidual.
Como estratégias de combate a algumas deficiências nutricionais inclui-se a fortificação de alimentos com minerais e mesmo o uso de suplementação, em populações de risco. Entretanto, as possíveis interações entre esses micronutrientes não precisam ser levadas em consideração.
Um potencial efeito adverso do cálcio quando oferecido com a refeição é a não interferência na absorção de minerais traços. Ingestões elevadas de cálcio podem conduzir ao aumento na absorção de ferro, fósforo e zinco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...