Os alimentos funcionais têm sido, nos últimos anos, discutidos em eventos científicos de âmbitos nacional e internacional nas áreas de nutrição, alimentos e saúde. A diversidade de compostos bioativos nos alimentos e a ampla aplicação terapêutica de tais compostos justificam a inesgotável busca de conhecimentos acerca das suas propriedades fisiológicas ou funcionais. Sobre as propriedades funcionais do feijão é INCORRETO afirmar que
os feijões preenchem as principais recomendações dietéticas para a boa saúde: consumo de fibras, amido e outros carboidratos complexos, baixo consumo de lipídios e sódio.
os fatores antinutricionais, presentes nas leguminosas, são bem conhecidos por reduzirem seu valor nutricional, diminuindo a digestibilidade ou biodisponibilidade dos nutrientes.
dentre os componentes mais aceitos como responsáveis pela ação hipocolesterolemiante do feijão estão proteína, fibra solúvel, saponinas, esteroides, polifenóis e fitatos.
na nutrição humana, o feijão comum proporciona vários benefícios à saúde, sendo indicado na manipulação dietética de várias doenças, como distúrbios cardíacos, diabetes mellitus, obesidade e câncer.
entre os componentes do feijão pode-se citar as saponinas, que por via oral são amplamente absorvidas, podendo ser excretadas a partir de mudanças ou metabolizadas no intestino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...