Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em relação ao aleitamento materno, é correto afirmar:
A composição do leite materno atende às necessidades nutricionais do lactente até o sexto mês de vida, sendo necessária apenas a oferta de água e chás.
A promoção do aleitamento materno é considerada uma das ações básicas para a promoção do pleno crescimento e desenvolvimento, redução da mortalidade infantil e prevenção de doenças na infância; entretanto, não repercute nas doenças na fase adulta.
Por volta dos seis meses de idade, o leite materno sozinho não atende às necessidades nutricionais da criança; portanto, as crianças devem começar a receber outros alimentos e o leite materno deve ser suspenso.
O bebê que mama no peito tem mais saúde, cresce bem e adoece menos. Por meio da amamentação exclusiva se evita o risco de contaminações, diluições inadequadas de leite, prejuízos ao estado nutricional infantil, prevenindo diversas infecções como diarreia e pneumonia, que ocorrem nesta fase.
Lactentes alimentados exclusivamente com leite materno até seis meses apresentam maior morbidade por infecção gastrintestinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...