Nutrição - Nutrição Materno-Infantil - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Pouco tempo atrás, a grande preocupação na área da saúde era a desnutrição. De fato, existiam, como ainda existem, reais motivos para isso, como a falta de acesso ao alimento. Atualmente, sem dúvida, a obesidade infantil está se tornando um preocupante caso de Saúde Pública. Considere as afirmações abaixo:
- O hábito alimentar da criança obesa é fortemente influenciado pelos inadequados hábitos alimentares familiares, tais como: ingestão alta de lipídios e baixa de glicídios, principalmente em pais obesos e com baixo nível educacional; consumo entre as refeições (beliscar) e rejeição às frutas e verduras.
- A reduzida atividade física, em idades precoces da vida, não é só um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade, mas favorece, também, o aumento do colesterol sérico, a redução de HDL-colesterol, intolerância à glicose e hipertensão.
- Os pré-escolares necessitam de menos energia por unidade de peso para cobrir seus requerimentos energéticos diários, comparada à quantidade necessária no primeiro ano de vida.
- Na desnutrição energético-proteica grave há uma redução de massa muscular subcutânea e uma progressão da massa adiposa, e se produz uma série de mudanças metabólicas que contribuem para o desenvolvimento de edema, caracterizando o Raquitismo.
- O peso é uma variável antropométrica que se modifica de forma rápida e intensa em intervalos curtos de tempo, expressando as alterações no estado nutricional, o que permite o diagnóstico precoce da desnutrição.
Quantas são corretas?
Uma;
Duas;
Três;
Quatro;
Cinco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...