Júlia, três meses de idade, foi internada no pronto-socorro da pediatria com diagnóstico de desnutrição e diarreia a esclarecer. Mãe refere que, há dois meses, iniciou alimentação complementar. Com o uso de um inquérito de anamnese alimentar, foi observado que a mãe oferecia mamadeira de três em três horas com leite em pó na diluição da lata, com farinha de milho e açúcar. No exame clínico, a criança estava edemaciada, com cabelos despigmentados e face apática. Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.
Essa criança apresenta sinais clínicos de desnutrição calórica (marasmo).
A manutenção do aleitamento materno é indicada, pois o leite materno contém maior porcentagem de proteínas que o leite de vaca, principalmente de proteínas do soro do leite, que são mais facilmente digeríveis.
Uma conduta nutricional que pode ser utilizada nesse caso é o uso de TCM. Os TCM são compostos de ácidos graxos de cadeia média. Eles são saturados e um exemplo desse ácido graxo é o ácido oleico (18:1).
A introdução da mamadeira nesse caso foi inadequada devido à imaturidade do rim e ao fato de o leite de vaca apresentar maior osmolaridade que o leite materno.
A frequência alimentar qualitativa é um dos inquéritos alimentares que poderia ser utilizado nesse caso para identificar o hábito e quantificar a ingestão alimentar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...