Além das doenças crônicas comuns, determinadas alterações fisiológicas e anatômicas repercutem no estado nutricional do idoso. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Como método de avaliação do idoso, o IMC é ineficaz e pouco utilizado, pois, com o passar dos anos, ocorre redução da estatura devido à diminuição dos discos intervertebrais ou achatamento das vértebras.
No caso de polifarmácia e possíveis interações dos medicamentos e os nutrientes, as medicações devem ser ingeridas em jejum pelo idoso.
Para dimensionar as consequências da diminuição do metabolismo energético do idoso, é preciso calcular o gasto energético e o consumo dietético e o estado nutricional do paciente.
Se o idoso apresentar alterações da cavidade oral e dificuldade de mastigação, a dieta de consistência branda ou pastosa deve ser precocemente substituída por dieta de consistência líquida.
Em função das alterações do paladar, com piora da sensibilidade para o sal e para o açúcar, deve-se aumentar o teor de sal da dieta e oferecer bebidas mais açucaradas para o idoso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...