Muitas mudanças são progressivas e ocasionam efetiva redução na capacidade funcional do idoso, afetando desde a sensibilidade para o paladar até os processos metabólicos. Sobre os aspectos da nutrição na saúde do idoso:
- A. a substituição diária do jantar por café com leite e pão com manteiga (hábito comum nesta faixa etária) não ocasiona prejuízos no que tange à distribuição de macro e micronutrientes ao longo do dia dos idosos.
- B. a diminuição do paladar dos idosos, ocasionada fisiologicamente pela idade, provoca também uma redução do uso de sal pelos idosos.
- C. o sedentarismo associado à ingestão deficiente de alguns micronutrientes e de proteínas pode levar a uma melhora no processo de sarcopenia (perda de força e massa muscular).
- D. a utilização de temperos naturais e especiarias é uma estratégia para evitar o consumo de sal excessivo pelos idosos, frequente nessa faixa etária, pela redução do paladar.
- E. não se recomenda a prática de atividade física pelos idosos, visto que a atividade pode aumentar o catabolismo proteico e reduzir a massa muscular do indivíduo.