O planejamento das ações que garantam a inocuidade e a qualidade nutricional dos alimentos, controlando e prevenindo riscos à saúde, se faz presente na agenda da promoção da alimentação adequada e saudável e da proteção à saúde, determinadas pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O monitoramento da qualidade dos alimentos deve considerar, além de aspectos sanitários, os aspectos do seu perfil nutricional, que se articulam com as estratégias de:
- A. fortificação obrigatória de alimentos e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados com vistas à redução de gorduras, somente.
- B. fortificação obrigatória de alimentos e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados com vistas prioritariamente à redução de sódio.
- C. fortificação obrigatória de alimentos e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados com vistas à redução de gorduras, açúcares e sódio.
- D. fortificação obrigatória de alimentos somente com ferro, e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados com vistas à redução de gorduras, açúcares e sódio.
- E. fortificação obrigatória de alimentos somente com ácido fólico, e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados com vistas à redução de açúcares e sódio.