A OMS define a osteoporose como uma doença metabólica óssea sistêmica, caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade do osso e da suscetibilidade a fraturas. Na osteopenia, também ocorre diminuição da massa óssea, porém sem comprometimento da microarquitetura. Assinale a alternativa CORRETA sobre os nutrientes que interagem com o cálcio para a mineralização da massa óssea.
- A. A vitamina D é um hormônio esteroide, cuja principal função consiste na regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da sua interação com a paratireoide, os rins e o intestino.
- B. 20 a 30% do magnésio encontram-se no tecido ósseo.
- C. O excesso de vitamina K favorece microcalcificações em vários locais do organismo.
- D. A deficiência de zinco pode significar uma queda de 45% na massa óssea. A RDA desse mineral para gestantes maiores de 18 anos é de 40mg.
- E. A concentração de cobre no leite de vaca é de 4 vezes maior que no leite humano e a biodisponibilidade no leite humano é maior. A deficiência desse mineral provoca fragilidade anormal dos ossos.