Em atendimento nutricional, uma mãe, com seu filho de 3 meses de idade, informa ao nutricionista que ela não pratica o aleitamento materno e que a criança se alimenta de chás, água e outros tipos de leite. Após extensiva anamnese, não foi verificado nenhum impedimento para o aleitamento materno e constatou-se redução de peso, sem patologia associada. Como nutricionista do referido caso, sua conduta é:
- A. estimular a introdução de alimentos in natura, como frutas e sucos de frutas, uma vez que até o 6º mês de idade, a criança deve diversificar sua alimentação.
- B. encorajar a mãe ao aleitamento exclusivo, desestimulando o consumo de outros alimentos e orientando que até o 6º mês de idade a criança deve receber apenas leite materno.
- C. estimular o aumento do consumo de chás, águas e outros leites, em livre demanda, ou seja, quando a criança sentir fome ou sede.
- D. desencorajar o consumo de água, chás e outros leites, orientando-a a introduzir sucos de frutas industrializados associado ao aleitamento materno.
- E. desestimular o consumo de outros tipos de leite e orientar a continuidade do oferecimento de água e chá, além do leite materno.