Nutrição - Interação entre Drogas, nutrientes e estado nutricional - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Paciente J.C.S., 72 anos, hipertenso, há 6 anos sob medicação diária de um diurético tiazídico, a hidroclorotiazida, recebeu do nutricionista a orientação de incluir no seu cardápio, diariamente: duas bananas médias nas pequenas refeições, uma concha média de leguminosas e uma batata inglesa média no almoço. Como justificativa para a orientação nutricional fornecida ao paciente, pode-se afirmar que:
Os alimentos foram recomendados para reposição de potássio, pois ele utiliza diariamente a hidroclorotiazida, que é um diurético depletor de potássio.
Os alimentos recomendados são ricos em citrato, necessário para a prevenção de litíase renal que é comum em pacientes em uso de hidroclorotiazida.
Os alimentos recomendados são ricos em triptofano, o qual apresenta uma interação sinérgica com a hidroclorotiazida, aumentando sua absorção.
A adequada distribuição de hidroclorotiazida nos tecidos-alvo é dependente da ação da insulina, sendo necessária a adequação da quantidade de carboidratos da dieta, conforme os horários de administração do medicamento.
O medicamento é depletor de sódio, portanto a adequação da ingestão desse micronutriente, a partir dos alimentos in natura, é fundamental para o controle da pressão arterial do indivíduo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...