A pressão sanguínea elevada é uma das mais disseminadas doenças cardiovasculares do mundo. O controle da hipertensão por meio de medidas dietéticas específicas visa não apenas à redução dos níveis tensionais, mas também à incorporação de hábitos alimentares saudáveis permanentes. Neste caso, o melhor planejamento dietoterápico é:
I. diminuir a quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa. Evitar consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
II. incentivar o uso de dietas ricas em potássio, uma vez que elas aumentam os benefícios da dieta hipossódica. Além do efeito anti-hipertensivo, o potássio exerce função protetora contra os danos cardiovasculares e como medida auxiliar em pacientes submetidos à terapia com diuréticos.
III. dobrar as recomendações de cálcio e magnésio, em indivíduos normais, visto que esta suplementação é fundamental para redução da pressão arterial.
IV. reduzir o peso é a maneira não farmacológica mais efetiva para controlar a hipertensão e mesmo pequenas reduções têm diminuído significativamente a pressão, bem como os riscos cardiovasculares.
V. oferecer dieta rica em fibras, acima de 45g/dia, a fim de melhorar o perfil lipídico, aumentando o LDL Colesterol e a tolerância à insulina.
Quais estão corretas?
Apenas I, IV e V estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II, III e V estão corretas.
Apenas I, II e V estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...