Uma paciente de 66 anos, com diagnóstico de tumor de laringe em tratamento radioterápico, foi internada com sintomas de disfagia moderada a alimentos sólidos e xerostomia. Houve perda de peso nos últimos 3 meses, pois a cuidadora ofereceu somente líquidos à paciente. Constatou-se, pelo serviço de fonoaudiologia, boa aceitação da dieta de consistência pastosa. A paciente apresenta função gástrica e intestinal preservadas. Encontra-se lúcida, orientada no tempo e no espaço, porém, acamada e dependente de alimentação assistida devido a astenia. O nutricionista prescreveu dieta pastosa e suplementação calórico protéica, com auxílio e fará visita diária para avaliação da evolução clínica e nutricional.
Para essa paciente, recomenda-se:
Evitar os alimentos ácidos e líquidos calóricos como sucos de frutas e sucos de vegetais, pois os primeiros produzem odinofagia e os últimos causam saciedade precoce.
Suplemento calórico protéico industrializado de alta densidade calórica, pois proporcionará a esta paciente alto valor calórico em baixo volume, associado a uma dieta pastosa de alto fracionamento.
Fracionamento de 3 refeições de alto volume durante o dia associadas a uma dieta por jejunostomia durante a noite, complementando a alimentação, para garantir evolução clínica e nutricional rápida e segura.
Alimentos como sucos coados com adoçante artificial e suplementos calórico proteicos de baixa osmolaridade, pois serão absorvidos mais eficazmente, acelerando a recuperação nutricional.
Contraindicar líquidos durante a refeição, por dificultar a digestão e absorção dos alimentos e indicar suplementos calórico proteicos de baixa densidade calórica nos intervalos das refeições.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...