Em relação ao idoso, é correto afirmar:
O olfato, paladar e a visão diminuem, podendo reduzir o consumo alimentar, assim como a capacidade de mastigação. O idoso passa a ter escolhas alimentares alteradas que podem aumentar o valor nutritivo da alimentação e, com isso, aumentar o risco de obesidade.
O uso de suplementos vitamínicos e de minerais pelos idosos pode ser uma alternativa a ser considerada quando há consumo de dietas inadequadas ou alguma enfermidade específica, podendo seu uso ser extrapolado, visto que uma dieta equilibrada dificilmente supre as necessidades do indivíduo.
No idoso há mudança na composição corporal, com o aumento do tecido adiposo e diminuição da massa magra. A partir dos 60 anos, esse quadro atinge todos os órgãos e com maior intensidade a massa muscular, provocando alteração na força e mobilidade.
O fracionamento das refeições, assim como a diminuição do seu volume contribuem para o processo de digestão, absorção e aproveitamento dos alimentos. Recomenda-se o consumo de doze refeições diárias para o idoso.
Não é necessário que a refeição apresente aspectos agradáveis, como a cor, sabor e aroma, tendo em vista que o olfato, paladar e a visão diminuem no idoso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...