O sucesso do tratamento da Hipertensão Arterial com medidas nutricionais depende da adoção de um plano alimentar saudável e sustentável. A utilização de dietas radicais resulta em abandono do tratamento. O foco em um único nutriente ou alimento tem perdido espaço para a análise do padrão alimentar total, que permite avaliar o sinergismo entre os nutrientes/alimentos. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) tem como objetivo reduzir a pressão arterial de pacientes hipertensos e melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica. É CORRETO afirmar sobre a dieta DASH:
- A. De acordo com essa dieta, a gordura total deve representar 35% da alimentação, sendo até 6% de gordura saturada e até 150 miligramas de colesterol. Os carboidratos são responsáveis por 50% das calorias da alimentação e as proteínas por 15%. Além disso, o consumo de fibras deve ser de 30 gramas por dia.
- B. Enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar. Ela é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras e contém quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada.
- C. Preconiza o consumo de alimentos de origem vegetal, em especial frutas, hortaliças, grãos e leguminosas; excluem ou raramente incluem carnes, e algumas incluem laticínios, ovos e peixes.
- D. O principal objetivo da dieta é o emagrecimento.
- E. Exclui o consumo de carboidratos, tendo como prioridade o consumo de proteínas e gorduras, principalmente ácidos graxos poli-insaturados.