Nutrição - Avaliação Nutricional - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
O índice glicêmico (IG) fornece uma avaliação da qualidade dos carboidratos contidos no plano alimentar indicado para pessoas com Diabetes Mellitus. Na prática, seu uso revela algumas limitações e tem suscitado controvérsias entre os especialistas em diabetes.
Sobre a aplicação do índice glicêmico no tratamento nutricional de pessoas com diabetes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O IG deve ser usado como estratégia primária de tratamento nutricional para diabetes.
( ) O uso do IG é controverso uma vez que nos estudos realizados até agora, não se observa redução da hemoglobina glicada após uso de dietas com baixo IG.
( ) São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico: feijões, massas, arroz parabolizado, cevada, aveia, quinoa e frutas, como maçã, pera, laranja e ameixa.
( ) Para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico podem ser substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, sobretudo quando consumidos de maneira isolada.
( ) A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica, bem como a observação do índice e carga glicêmica e podem oferecer benefícios adicionais quando o total de carboidratos da refeição é contabilizado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...