Resultados da miniavaliação nutricional (MAN) permitem a identificação do risco de depleção nutricional em idosos para intervenção nutricional precoce e incluem dados antropométricos, dietéticos, de avaliação global e subjetiva. Quanto a esse instrumento de avaliação do estado nutricional do idoso, é CORRETO afirmar que:
Resultados de exames laboratoriais como albumina e proteínas totais compõem a MAN, de modo complementar dados antropométricos que incluem a circunferência do braço e a perda de peso durante os últimos 3 meses.
O índice de massa corporal, a circunferência do braço e a área do músculo do braço são dados antropométricos que constituem a MAN, além de dados de perda de apetite e ingestão de alimentos considerados funcionais, como a soja e fontes alimentares de ácidos graxos ômega 3.
Questões gerais como utilização de medicamentos, presença de úlceras por pressão, mobilidade e presença de estresse psicológico ou doença constituem dados subjetivos da MAN, complementados por dados de ingestão dietética, como frequência de consumo de carnes, guloseimas e gordura saturada.
Frequência de ingestão de líquidos, de diferentes alimentos como leite, frutas e hortaliças, número de refeições diárias, além de questões sobre a autonomia para alimentação, constituem a avaliação dietética da MAN.
Questões gerais como satisfação com a vida, frequência com que o idoso se sente aborrecido ou desamparado, utilização de medicamentos, presença de escaras, mobilidade e presença de estresse psicológico constituem dados subjetivos da MAN.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...