Texto IV, para responder às questões 35 e 36.
Márcia, 35 anos de idade, foi encaminhada à nutricionista de um centro de saúde. Na consulta, referiu ter diabetes melittus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. A nutricionista realizou a avaliação nutricional e verificou obesidade com acúmulo de gordura na região abdominal.
Assinale a alternativa correta, considerando a situação apresentada no texto.
Essa paciente apresenta síndrome metabólica. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para diagnóstico dessa síndrome, o paciente deve apresentar qualquer tipo de obesidade avaliada pelo IMC e dois ou mais dos critérios a seguir: hipertrigliceridemia, baixos níveis séricos de HDL, HAS e DM.
A concentração média de LDL-c dos pacientes diabéticos não difere da concentração dos não diabéticos, porém tem maior aterogenicidade.
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) reduz o risco de desenvolvimento da HAS, auxilia na redução da obesidade e pode aumentar a sensibilidade à insulina. Adotar essa dieta promove o alto consumo de fontes de potássio, porém com baixo consumo de fontes de cálcio, por excluir fontes lácteas.
A recomendação de sal para essa paciente é de 2 g/dia; segundo a OMS, a ingestão de sal por pessoas saudáveis, para evitar doenças cardiovasculares, deve ser de, no máximo, de 6 g/dia.
Por ter resistência à insulina, essa paciente pode apresentar hipertrigliceridemia e diminuição dos níveis séricos de HDL por aumento da ação da lípase lipoproteica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...