Assinale a opção correta a respeito das doenças transmitidas por alimentos (DTAs).
A. No Brasil, a vigilância epidemiológica das DTAs é realizada pela investigação dos casos individuais das doenças diarreicas e pela investigação eventual de surtos compatíveis com cólera, febre tifoide, botulismo, doença de Creutzfeldt-Jacobs (DCJ) e sua variante (vDCJ).
B. Procedimentos de amostragem estatística não são admitidos em investigação de DTA, mesmo em surtos de grande magnitude.
C. O período de incubação das DTAs é bem estabelecido e fixado em doze horas após a ingestão de alimentos e(ou) água contaminados, independentemente do agente etiológico envolvido.
D. No Brasil, o Ministério da Saúde define surto de DTA como o evento no qual duas ou mais pessoas apresentam, em um determinado período de tempo, sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimento e(ou) água da mesma origem.
E. Devido à dificuldade em determinar o agente etiológico envolvido, é imprescindível a notificação obrigatória e imediata da suspeita de DTA, conforme definição de caso estabelecida pelo Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica.