Durante a gestação a mulher deve ter uma alimentação equilibrada, pois é ela que fornece todos os nutrientes para o feto. Com relação a mudanças metabólicas da gestante, assinale a alternativa CORRETA:
- A. Durante a gravidez há o crescimento e manutenção do feto e da placenta, formação de novos tecidos, armazenamento de gordura pela mãe e pelo feto, aumento do metabolismo basal e do trabalho metabólico, além do aumento do peso corporal. Estas situações caracterizam a gestação como sendo um período de anabolismo que requer maior quantidade de energia aumentando os requerimentos calóricos e protéicos desta fase.
- B. As gestantes não têm alterações gustativas e olfativas (maior sensibilidade do paladar e do olfato). O conjunto dessas alterações faz com que a gestante coma mais do que suas necessidades nutricionais, podendo desenvolver sobrepeso. O paladar mais sensível faz com que comam mais doces e salgados levando ao desenvolvimento de diabetes e hipertensão, isso significa maior ingestão de alimentos na presença desta sintomatologia.
- C. O excesso de alimentação durante a gestação aumenta as taxas de vitaminas C, ácido fólico, B12 e B6 no sangue, o aumento da insulina plasmática e diminuição da tolerância à glicose, a diminuição da absorção de cálcio e ferro e ainda variação dos níveis de triglicerídeos e colesterol. Estas situações são consequências das alterações hormonais as quais o organismo está submetido.
- D. Nenhuma das alternativas.