Nutrição - Geral - MOVENS Instituto - 2006
Os resultados epidemiológicos obtidos na última década apontam que a prevalência da obesidade vem aumentando em praticamente todos os países desenvolvidos, com raras exceções, bem como nos países em desenvolvimento. No Brasil, também se registrou um aumento na prevalência de obesidade, que predomina na região nordeste. Em relação à obesidade, é INCORRETO afirmar:
Recomendações nutricionais podem ser definidas como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais.
Para melhorar a aderência do paciente à dieta, é recomendável que esta se adapte aos seus hábitos alimentares, sempre que possível, fornecendo-lhe variadas opções de cardápio. Ao lado disso, o sucesso da dieta depende fundamentalmente do processo de reeducação alimentar.
Sendo a avaliação do estado nutricional a base para se definir a melhor conduta dietética a ser adotada, os componentes essenciais da avaliação podem ser agrupados em: história dietética, medidas antropométricas e avaliação bioquímica.
A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) recomenda dez normas para se obter uma alimentação adequada, que visam a contemplar conceitos de equilíbrio, harmonia e variedade da alimentação.
A cirurgia bariátrica vem sendo apresentada, em alguns casos, como a solução para a obesidade. A recomendação para a realização da cirurgia é para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 40, ou igual ou maior que 35, caso ele apresente comorbidades associadas à obesidade como: diabetes mellitus, hipertensão arterial ou dislipidemias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...