Texto para as questões 67 e 68
Um paciente de cinquenta e oito anos de idade compareceu ao ambulatório de nutrição com diagnóstico de doença arterial coronariana e hipertensão arterial leve. O paciente encontrava-se bem orientado no tempo e espaço e com edema discreto nos membros inferiores. Os dados antropométricos forneceram um índice de massa corpórea de 32 kg/m2 e circunferência da cintura de 118 cm. Os resultados dos exames laboratoriais foram: albumina: 3,8 g/mL; colesterol total: 320 mg/mL; LDLcolesterol: 167 mg/mL; triglicerídios: 200 mg/mL e glicemia (jejum): 112 mg/mL.Acerca da relação entre o diagnóstico clínico na situação apresentada e a orientação nutricional, assinale a opção correta.
considerando a hipertensão arterial, a recomendação de consumo diário de sódio deve estar entre 3 e 5 g/dia.
Os ácidos graxos saturados que elevam o colesterol plasmático e são considerados aterogênicos incluem o ácido cáprico, encontrado na carne bovina, e o ácido esteárico, presente no coco.
Ácidos graxos poli-insaturados não apresentam efeito hipocolesterolêmico e apresentam alta concentração energética, portanto, sua participação na dieta deve ser reduzida como estratégia de tratamento da obesidade presente.
Como estratégia dietética de intervenção na hipercolesterolemia, recomenda-se o aumento no consumo de fibras dietéticas insolúveis, que aumentam a excreção fecal de colesterol.
A adesão do paciente ao padrão dietético DASH (dietary approaches to stop hypertension) traria benefícios no tratamento da hipertensão arterial, da obesidade e de outros marcadores de risco cardiovascular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...