Por muito tempo acreditou-se que a deficiência de vitamina D não ocorria em países ensolarados. Entretanto, pesquisas recentes têm demonstrado prevalências significantes dessa deficiência, até mesmo no Brasil. A respeito de necessidades nutricionais de vitamina D e de fatores associados, assinale a opção correta.
Ainda não é possível fortificar alimentos com vitamina D, em função da instabilidade química do nutriente e do alto custo operacional.
Uma vez que é possível suprir totalmente as necessidades de vitamina D pela exposição solar, não existe recomendação dietética para esse nutriente.
A deficiência de vitamina D está associada à redução dos níveis de paratormônio, que visa preservar o estoque de cálcio nos ossos.
A capacidade de sintetizar a vitamina D pela exposição à luz solar não é prejudicada pelo uso de protetor solar, desde que seu fator de proteção seja igual ou inferior a 8.
Na forma natural, poucos alimentos contêm vitamina D. Entre suas principais fontes alimentares estão o óleo de fígado de peixe, alguns tipos de peixe como sardinha, salmão e atum, gema de ovo e fígado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...