O consumo frequente e em grande quantidade de gorduras, açúcar e sal aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
Acerca desse tema, assinale a opção correta, considerando a diretriz específica estabelecida pelo Ministério da Saúde no guia alimentar para a população brasileira.Com base nas necessidades de ingestão de iodo, ficou estabelecido no guia que o consumo de diário de sódio deve ser de, no máximo, 5 g.
O controle do consumo de açúcar inclui também a ingestão de frutas muito doces, como o caqui. Segundo esse controle, a ingestão de açúcar não deve ultrapassar 5% do valor energético total da dieta.
A hidrogenação das gorduras (gorduras trans) diminui o tempo de prateleira dos produtos, o que representa um dos motivos que justificam o não consumo desse tipo de gordura.
A contribuição de gorduras e óleos de todas as fontes não deve ultrapassar os limites de 15 a 30% da energia total da alimentação diária.
No guia, é recomendada a substituição do sal comum (cloreto de sódio) pelo sal de potássio, nos casos de indivíduos hipertensos. Para os normotensos, o uso do sal light provoca hipercalemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...