Analise os perfis profissiográficos dos egressos dos cursos de Museologia e de História.
O museólogo
O egresso do curso de Museologia se caracterizará como um profissional consciente da relação profunda do ser humano (sujeito) com o bem cultural (objeto) e do valor que as teorias e os paradigmas da Ciência possuem para o desenvolvimento e preservação do patrimônio construído pelas sociedades; capaz de intervir e de interagir nos contextos sociais na defesa dos ideais éticos de respeito à vida, ao patrimônio natural e cultural e à igualdade de direitos; de agir como executor e gestor de políticas relacionadas à ciência da Museologia; de atuar no processo da musealização desde o resgate, a documentação, a pesquisa, a conservação e a socialização do conhecimento.
O historiador
O egresso desse curso destacar-se-á pela autonomia intelectual com base em consistentes suportes teóricometodológicos. O historiador construirá os conhecimentos, as competências e as habilidades iniciais e necessárias para a formação de um profissional preparado para interpretar as sociedades segundo contextos históricos distintos. O graduado em História deverá, portanto, estar capacitado ao exercício do trabalho de historiador, em todas suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, o que pressupõe um conjunto de competências e habilidades específicas.
Após análise dos perfis profissiográficos, assinale a alternativa correta.
Tanto um quanto o outro estão devidamente aptos a trabalharem em diversos segmentos sociais. Precisam ainda construir conhecimentos da Sociologia, Psicologia, Arqueologia e Antropologia, pois só assim estarão aptos a exercerem suas profissões frente ao caráter multidisciplinar dessas áreas do conhecimento.
Para exemplificar a atuação conjunta desses dois profissionais, podem-se citar algumas áreas de crescente atuação tais como: institutos de pesquisas de cunho histórico e que visem à preservação da memória social. Poderão ainda construir projetos interdisciplinares ligados a questões vinculadas ao patrimônio artístico e cultural. Isso evidencia o caráter interdisciplinar dessas formações.
As ocupações funcionais dos profissionais formados em História e Museologia podem ir muito além das tradicionais destinações, quais sejam de ensino fundamental e ensino médio, embora se reconheça nelas a sua importância incontestável e prioritária no atual contexto, quando as profissões historiador e museólogo ainda não estão regulamentadas.
Tanto o bacharel quanto o licenciado em Museologia deverão problematizar questões relacionadas à sua área de conhecimento e ao seu campo de atuação, pondo em discussão permanente a função social que executa mantendo um diálogo frequente com as comunidades onde atua. Ambos, ao levar o conhecimento para a sala de aula, principalmente nos ensinos fundamental e médio, deverão encontrar soluções para os problemas que permeiam as ações culturais e analisar as possibilidades que a Museologia poderá oferecer para a democratização da cultura.
A abertura do leque profissional facilita a inserção desses dois profissionais no mercado de trabalho; entretanto, cada um, de acordo com sua formação, atuará na área de ensino-aprendizagem de maneira diferente. Isso porque esses profissionais desempenharão a mesma função: a construção do conhecimento a partir dos fundamentos das ciências sociais.
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