Segundo o Relatório de Gestão 2003/2006 da Política Nacional de Museus, elaborado pelo Ministério da Cultura, a Política Nacional de Museus foi construída com base em uma metodologia que estimulou a participação de múltiplos atores sociais. O modelo de gestão delineado pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN tratou de operar buscando superar dificuldades e ameaças e, ao mesmo tempo, corroborar os pontos fortes e as oportunidades. Nesse sentido, foi construído um modelo de gestão que envolve três instrumentos de operação.
Assinale a alternativa que indica e descreve corretamente os três instrumentos citados no texto.
Instrumentos institucionais, que se referem à organização institucional do setor museológico; instrumentos de fomento, que se vinculam aos dispositivos políticos e administrativos que foram pensados e desenvolvidos visando à revitalização dos museus; e instrumentos de democratização, que são relacionados à formação de uma rede de colaboradores nacionais e internacionais.
Instrumentos de continuidade, que buscam a manutenção das políticas públicas para museus; instrumentos de desenvolvimento, que procuram ampliar as conquistas alcançadas desde o lançamento da Política Nacional de Museus; e instrumentos normativos, que objetivam à institucionalização das ações no campo da política museal.
Instrumentos de mudança, que funcionam como um vetor de mudanças e buscam a reconfiguração institucional do setor museológico; instrumentos de ampliação, que têm como objetivo ampliar as conquistas da política museológica no Brasil; e instrumentos de participação, que atuam como uma política inclusiva e de participação de diversos setores, públicos e privados.
Instrumentos de rede, que têm como meta a formação de uma rede de colaboradores, públicos e privados, nacionais e internacionais; instrumentos de consolidação, que têm como objetivo a institucionalização e a manutenção das conquistas na área das políticas públicas para museus no Brasil; e instrumentos de gestão de mudanças, que procuram dar suporte às mudanças ocorridas e às que estão por vir, no âmbito das ações da Política Nacional de Museus.
Instrumentos de inserção, que objetivam a ampliação da inserção dos museus nas comunidades locais; instrumentos de qualidade de gestão, que se referem à qualificação das equipes, à aquisição de equipamentos modernos e ao desenvolvimento de práticas museais exemplares; e instrumentos de sinergia, que têm como objetivo a consolidação de uma rede de apoio e colaboração nacional e internacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...