Os ensinamentos das leis físicas e do funcionamento dos ecossistemas fornecem os ingredientes básicos para a concepção do modelo que pode ser chamado de modelo de desenvolvimento sustentável. Ele deve funcionar como um sistema fechado, que tem como base as seguintes premissas:
- A. Dependência do suprimento externo de energia (sol); uso racional da energia com ênfase à conservação, em contraposição ao desperdício; promoção da reciclagem e do reuso dos materiais; controle da poluição, gerando menos resíduos para serem absorvidos pelo ambiente e controle do crescimento populacionais em níveis aceitáveis, com perspectivas de estabilização da população.
- B. Dependência do suprimento externo continuo de energia (sol); uso racional da matéria com ênfase à conservação, em contraposição ao desperdício; promoção da reciclagem e do reuso dos materiais; controle da poluição, gerando menos resíduos para serem absorvidos pelo ambiente e controle do crescimento populacionais em níveis aceitáveis, com perspectivas de estabilização da população.
- C. Dependência do suprimento externo continuo de energia (sol); uso racional da energia e da matéria com ênfase à conservação, em contraposição ao desperdício; promoção da reciclagem e do reuso dos materiais; controle da poluição, gerando menos resíduos para serem absorvidos pelo ambiente e controle do crescimento populacionais em níveis aceitáveis, com perspectivas de estabilização da população.
- D. Dependência do suprimento externo de energia (sol); uso racional da matéria com ênfase à conservação, em contraposição ao desperdício; promoção da reciclagem; controle da poluição, gerando menos resíduos para serem absorvidos pelo ambiente e controle do crescimento populacionais em níveis aceitáveis, com perspectivas de estabilização da população.
- E. Dependência do suprimento externo continuo de energia (sol); uso racional da energia e da matéria com ênfase à conservação, em contraposição ao desperdício; promoção da reciclagem; controle da poluição, gerando menos resíduos para serem absorvidos pelo ambiente e controle do crescimento populacionais em níveis aceitáveis, com perspectivas de estabilização da população.