Com relação aos métodos que podem ser utilizados para avaliação dos impactos ambientais, é incorreto afirmar que:
em um estudo de impacto ambiental, podem ser utilizadas inúmeras técnicas para coleta e tratamento de dados e informações, com objetivo de previsão de impactos. Essas técnicas podem incluir, entre outras, mapeamentos de campo, análises de laboratório, elaboração de mapas temáticos analíticos, análises estatísticas, análises de imagens de satélite.
a origem dos métodos de avaliação de impactos ambientais, com análise integrada e multidisciplinar dos impactos, remonta aos anos 1970 nos Estados Unidos, a partir da edição do National Environmental Protection Act, que institucionalizou, naquele país, a avaliação de impactos ambientais de projetos com potencial para modifi car o meio ambiente.
a partir dessa época, começam a surgir uma série de métodos, como as listagens de controle (checklists) e as matrizes de interação entre ações pretendidas ou realizadas, com elementos do meio físico, biológico ou socioeconômico. Uma abordagem de referência é o Método de Leopold, de 1971, que constitui uma lista de controle abrangente, desenvolvida para projetos de mineração.
uma outra família de métodos é formada pelas redes de interação, que estabelecem relações do tipo causa-condições-efeito, podendo estar associadas a parâmetros de valor em magnitude, importância e probabilidade, permitindo a identifi cação de impactos indiretos. Um primeiro exemplo de rede de interação data, também, de 1971 e foi elaborada por Sorensen.
é cada vez mais recorrente o recurso a métodos que promovem a superposição de cartas temáticas (overlays). Tais técnicas são indicadas para a avaliação ambiental de projetos lineares e para o diagnóstico ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...