As ilustrações acima mostram as modificações introduzidas no antigo projeto de construção da usina hidrelétrica Tijuco Alto, no Vale do Ribeira – SP, com o objetivo de minimizar o impacto da obra ao meio ambiente e às comunidades da região. O reservatório atingirá parcialmente terras dos estados de São Paulo e Paraná, nos municípios de Ribeira e Itapirapuã Paulista, em São Paulo, e Adrianópolis, Cerro Azul e Doutor Ulisses, no Paraná. Os novos estudos de viabilidade ambiental trazem alterações que envolvem uma nova localização da casa de força e mudanças em componentes da barragem. No primeiro caso, será eliminada a escavação de um túnel de 2.200 m, previsto no projeto original, que seria usado para captar água no reservatório, próximo à barragem, e transportá-la até a casa de força, cerca de 10 km depois. A segunda alteração prevê a eliminação de um componente da barragem chamado descarregador de fundo.
Com relação aos dados apresentados e às análises de impacto ambiental em projetos dessa natureza, julgue os itens de 111 a 115.
Uma vez que o descarregador de fundo não guarda relação com riscos de contaminação ambiental, sendo meramente um problema de hidráulica, sua eliminação deve ter sido motivado pela sua ineficiência em períodos de estiagem, que requer minimização de perda de água do reservatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...