A DBO é uma medida indireta do potencial de poluição de um despejo, que pode ser reduzida por processos naturais, aeróbio ou anaeróbio. Considerando-se a degradação por processo aeróbio, foi verificado que a variação da DBO pode ser representada por uma reação de primeira ordem (DBOremanescente = DBOlançamento . e−k . t). Considerando-se o lançamento pontual de um efluente em um rio não poluído, conceitos básicos de biologia e a reação de variação da DBO apresentada, é correto afirmar que
o oxigênio dissolvido na água do rio será completamente consumido pelos microrganismos imediatamente após o lançamento do efluente.
como os microrganismos presentes na água do rio ainda não estão aclimatados ao tipo de despejo, o modelo de variação da DBO não se aplica no ponto de lançamento.
na zona de degradação ativa do efluente o processo de decomposição aeróbio será interrompido, passando a ser anaeróbio.
no ponto de lançamento o déficit de oxigênio será baixo uma vez que não existem microrganismos suficientes para degradar a matéria orgânica.
devido ao lançamento do efluente, a concentração de oxigênio dissolvido no rio não será restaurada aos níveis naturais, mesmo que não ocorram outros lançamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...