Na fase de Estudos Preliminares para o aproveitamento de um potencial hidrelétrico, será necessária a programação de levantamentos de campo para as medições de descarga, inspeção de estações fluviométricas, instalação de réguas limnimétricas e levantamentos topobatimétricos, visando a obter os dados relativos à curva-chave no canal de fuga que será utilizada na etapa dos Estudos Finais.
Essa curva-chave é a curva que relaciona a(s)
- A. potência hidráulica disponível em função da altura de queda bruta, usada para definir o ponto de operação das turbinas.
- B. potência hidráulica disponível em função da descarga no canal de fuga, usada para definir o ponto de operação das turbinas.
- C. cota do nível dágua em função da descarga no canal de fuga da usina, para uma estimativa confiável das cotas para o projeto da casa de força.
- D. cota do nível dágua em função da área da superfície livre da água, usada para determinar o volume útil de água no reservatório.
- E. cota do nível dágua de montante, com relação ao de jusante, no canal de fuga, usada para determinar a altura de queda disponível.