O Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas, editado pelo Ministério de Minas e Energia, apresenta as orientações para a concepção dos arranjos finais dos aproveitamentos hidrelétricos.
No referido manual, há a seguinte orientação sobre as estruturas hidráulicas que compõem o circuito hidráulico de geração:
- A. a chaminé de equilíbrio é recomendada toda vez que o canal de adução for excessivamente curto, sendo colocada no final do canal para suprir com água, no caso de partida brusca das turbinas.
- B. a câmara de carga é uma estrutura utilizada para efetuar a transição do escoamento ao conduto de adução toda vez que a adução inicial de água for feita através de túnel.
- C. as tomadas dágua tipo gravidade aliviada, normalmente apoiadas em solo com baixa resistência, são utilizadas quando a adução é feita por canais de adução.
- D. os condutos adutores podem ser externos ou subterrâneos e funcionam sempre em alta pressão, devendo para isso manterem declividades superiores a 1%.
- E. dependendo do tipo de arranjo adotado, a restituição da vazão turbinada ao rio pode ser feita por canal aberto, túnel operando à superfície livre ou túnel em carga.