A avaliação energética das alternativas propostas em estudos de inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas deve considerar critérios energéticos básicos.
Sobre esses critérios, constata-se que o(a)
- A. valor limite de ganho de energia firme é o valor máximo do ganho de energia firme de um aproveitamento qualquer, acima do qual o aproveitamento não será considerado na composição de uma alternativa.
- B. fator de capacidade de referência é o índice representativo do potencial energético de um aproveitamento e está associado à queda bruta máxima utilizada para o cálculo da energia firme.
- C. energia firme de um sistema corresponde à energia disponível em períodos de hidrologia favorável, podendo ser utilizada no atendimento a consumidores de carga interruptível.
- D. potência instalada é obtida aplicando-se o fator de capacidade de referência à energia firme do aproveitamento, quando integrado na alternativa de divisão de queda tomada como base de dimensionamento energético.
- E. capacidade de ponta é a maior carga que um sistema pode atender sem ocorrência de deficit nas piores condições hidrológicas.