A diversidade sociocultural do Brasil evidencia-se pela multiplicidade de comunidades, populações, culturas, povos, sociedades termos empregados na etnografia , constituídos por indígenas, quilombolas, caboclos, caiçaras, campeiros, pantaneiros, vargeiros, dentre outros, os quais se vinculam a uma diversidade fundiária. Deriva dessa vinculação uma renovação da teoria da territorialidade, que considera a conduta e a construção territoriais como uma poderosa estratégia geográfica e como parte intrínseca da existência dos grupos humanos.
Essa renovação teórica, proposta por Robert D. Sack, define territorialidade humana como sendo a(o)
- A. tentativa, por indivíduo ou grupo, de afetar, influenciar, ou controlar pessoas, fenômenos e relações, ao delimitar e assegurar seu controle sobre uma área a qual será chamada de território.
- B. extensão territorial formada por pontos no espaço que se agregam sem descontinuidade, atuando como locus de uma cooperação humana discreta.
- C. infraestrutura que permite o transporte de matéria, de energia e de informação, e que se inscreve sobre um território caracterizado pela topologia dos seus pontos de acesso ou pontos terminais.
- D. conjunto de pontos que, espacialmente, separados uns dos outros, asseguram o funcionamento global da sociedade e da economia, sendo o veículo de cooperação ampliada, tanto política como geograficamente.
- E. sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidade, e cada vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e a seus habitantes.