No Brasil, a avaliação energética das alternativas para um aproveitamento hidrelétrico é feita considerando-se alguns critérios energéticos básicos, definidos no Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas.
Sobre esses critérios, verifica-se que a(o)
- A. energia firme de uma usina ou de um conjunto de usinas hidrelétricas corresponde à energia disponível apenas em períodos de hidrologia favorável.
- B. capacidade de ponta representa a capacidade máxima de produção diária do sistema, sem considerar a perda devida à redução da queda, quando do deplecionamento do reservatório.
- C. queda de referência utilizada no dimensionamento energético de um aproveitamento hidrelétrico é a queda bruta na qual as turbinas estão com seus distribuidores fechados.
- D. período crítico de um sistema de referência é aquele onde ocorre deficit que impede o uso da água do reservatório para a geração hidrelétrica.
- E. sistema de referência é definido pelo conjunto de usinas geradoras de energia elétrica, em relação ao qual os benefícios energéticos das alternativas de divisão de queda em exame devem ser quantificados.