A plantação de cana-de-açúcar para a produção de etanol tem sido feita por grandes empresas, tanto nacionais quanto multinacionais.
Quanto às características socioambientais decorrentes desse fato, verifica-se que
- A. a baixa mecanização da lavoura de cana e a alta demanda de qualificação técnica oferecem grandes ganhos aos agricultores, gerando uma imigração de outras regiões.
- B. a pouca concentração de terras, devido à vasta gama de empresas multinacionais, tem provocado a desvalorização das terras, acarretando um êxodo rural dos pequenos proprietários.
- C. a grande participação da agricultura familiar no processo de produção do etanol tem gerado conflitos por divergência de práticas no plantio
- D. as maiores empresas instalam-se em grandes propriedades, possibilitando a prática de policultura, prejudicando, assim, a especialização da agricultura.
- E. o deslocamento da pecuária e da lavoura para outras regiões, à medida que a cana for dominando espaços antes ocupados por outras culturas, pode ocorrer em consequência da presença de grandes empresas no plantio do etanol.