Meio Ambiente - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Quando se aborda a questão da poluição, os efeitos mais óbvios são aqueles referentes à liberação de substâncias nocivas, como gases, e resíduos sólidos. Entretanto, nos últimos anos tem se intensificado a compreensão sobre os efeitos nocivos de outras formas de interferência sobre o meio ambiente, como a poluição visual e a poluição luminosa. Sobre estas formas menos conhecidas de poluição, assinale a alternativa incorreta:
O excesso de luz constante pode alterar o comportamento do ser humano, aumentando o nível de estresse, especialmente ao se considerar que o ser humano precisa de escuridão para garantir o sono.
O excesso de luz pode confundir a navegação animal, atrapalhando o senso de orientação das aves.
A poluição luminosa pode alterar interações entre seres vivos, como o comportamento de predação de animais noturnos.
Embora cause menor impacto do que a iluminação provocada pelas fontes de luz criadas pelo homem, a luminosidade natural também causa efeitos irreparáveis na fisiologia de seres vivos noturnos.
A luz artificial provoca graves efeitos em diversas espécies de tartarugas marinhas, afetando tanto as fêmeas que procuram locais para postura como os filhotes, que precisam voltar ao mar após eclosão dos ovos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...