Os efluentes líquidos provenientes da operação de usinas termelétricas são capazes de provocar alterações no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. Com relação aos efeitos ambientais dos efluentes líquidos das usinas termelétricas assinale a afirmativa INCORRETA.
Um dos problemas de poluição proveniente dos efluentes dos sistemas de refrigeração das usinas termelétricas é o abaixamento da temperatura da água do corpo hídrico onde o efluente é lançado, fato que provoca a redução da concentração de oxigênio deste corpo hídrico.
A estocagem do combustível em termelétricas pode resultar na percolação da drenagem ácida através do solo, tornando a água subterrânea não potável, além de criar um ambiente potencialmente corrosivo para fundações e estruturas enterradas.
A limpeza de caldeiras e demais equipamentos de queima e geração de vapor é realizada periodicamente utilizando compostos químicos, como ácidos, fosfatos e hidróxidos, dentre outros, que resultam num efluente líquido potencialmente poluidor.
O cobre em termelétricas pode aparecer nos efluentes das purgas e lavagens de equipamentos, sendo tóxico ao homem, à flora e à fauna aquática.
Os cromatos, que podem ser utilizados nos sistemas de refrigeração para o controle da corrosão, apresentam toxidez ao homem, principalmente se o composto contiver o cromo na forma hexavalente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...