Utilize o texto abaixo para responder às questões 43 e 44.
Nos oceanos, as cianobactérias chamadas diazotróficas, como as do gênero Trichodesmium, são responsáveis pela fixação do nitrogênio molecular atmosférico. Dessa forma, esse nitrogênio torna-se disponível para outros organismos marinhos na forma de NH4 +. No entanto, o crescimento dessas cianobactérias depende de fósforo. Em pesquisa recente, cientistas descobriram que, diferentemente das demais espécies que compõem o fitoplâncton, elas são capazes de obter fósforo de compostos fosfonados orgânicos além das fontes comuns a outras espécies. Aparentemente, os compostos fosfonados estão presentes em abundância em todos os oceanos.
O fato de essas cianobactérias possuírem uma fonte extra de fósforo constitui uma vantagem ecológica dessas espécies sobre outras. Isso é verdade porque:
em alguns oceanos, o ácido fosfórico presente inibe a produção de NH4+, limitando, dessa forma, a obtenção de fósforo da maioria das espécies.
se o ambiente for pobre nas demais fontes de fósforo, os fosfonados poderão suprir apenas as necessidades dessas espécies e não das demais.
como o DNA requer fósforo para ser sintetizado, as diazotróficas poderão sintetizá-lo mais vagarosamente, evitando mutações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...