Questão número 9361

Nos últimos anos, o Brasil tem aumentado a sua produção de leite, tornando-se um dos países que mais cresce na produção leiteira, passando de um tradicional importador de leite para um exportador incipiente e, conforme analistas de mercado, com potencial para se tornar um grande exportador mundial de lácteos. Por outro lado, um dos maiores problemas está relacionado à qualidade da matéria-prima. Assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o Programa Nacional de Qualidade do Leite com a finalidade de promover a melhoria da qualidade do leite e derivados, garantir a saúde da população e aumentar a competitividade dos produtos lácteos em novos mercados. Para atingir tais objetivos, novos requisitos de controle foram adicionados à legislação (Instrução Normativa n.º 51, de 18/09/2002) como a sanidade da glândula mamária - monitorada através da contagem de célula somática no leite, higiene de ordenha – monitorada através da contagem bacteriana total no leite e refrigeração do leite na propriedade rural – manutenção da carga microbiana inicial. O Estado do Paraná, como um estado de vanguarda, incorporou também esses novos requisitos de controle através da Resolução Nº 065/05, que aprovou o Regulamento da Inspeção Sanitária e Industrial para Leite e Derivados do Serviço de Inspeção do Paraná – SIP/POA. Com base no texto e nos seus conhecimentos, responda qual das alternativas abaixo está correta em relação aos padrões que serão adotados pelo Estado do Paraná a partir de 1º de julho de 2008:

  • A.

    Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 750.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 750.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 4 horas após a ordenha a uma temperatura mínimo de 7ºC.

  • B.

    Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 500.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 500.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 3 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 4ºC.

  • C.

    c) Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 550.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 550.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 3,5 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 5ºC.

  • D.

    Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 800.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 800.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 5,5 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 8ºC.

  • E.

    Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 650.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 6500.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 5 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 3ºC.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...