Resíduos de medicamentos utilizados em animais, sobretudo antibióticos, são eliminados em diversas secreções do animal, por tempos que variam com o princípio ativo, e podem resultar em resíduos nos alimentos de origem animal como o leite. Estes resíduos podem trazer problemas aos seus consumidores, como alergias ou resistência bacteriana. Para evitar estes resíduos nos alimentos apresentados ao consumo, deve-se:
Observar e utilizar corretamente a via de aplicação indicada na bula de cada medicamento, pois apenas a aplicação pela via incorreta resulta em resíduos.
Observar e aplicar o medicamento somente para as espécies animais recomendadas na bula, evitando problemas com a metabolização do produto que geram resíduos.
Observar e respeitar o prazo de carência de cada medicamento indicado na bula, período em que o alimento obtido do animal não deve ser enviado ao consumo.
Observar a procedência do medicamento, pois somente medicamentos clandestinos resultam em resíduos, por não terem controle de qualidade.
Observar a validade do medicamento, pois somente medicamentos vencidos podem deixar resíduos por não serem completamente metabolizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...